MITOS E VERDADES: Como se dá na prática o processo de psicoterapia?
- Thamiris Rosa Psicologia
- 26 de set. de 2024
- 1 min de leitura
Atualizado: 30 de set. de 2024

O início de todo processo de psicoterapia é o encontro, o vínculo, a confiança e a relação entre atendido e psicólogo.
Nem toda sessão de psicoterapia será confortável, acolhedora, algumas vezes ela trará luz a dores que estavam escondidas, e pode levar mais sessões para que esse sentimento se amenize.
Nem toda sessão será “fantástica”, ou “reveladora”, tudo que é feito na sessão de psicoterapia é a partir da sua narrativa de vida e de história, não há nenhuma fórmula mágica para se ter insights e compreensão total de um certo sofrimento.
O meu papel de psicoterapeuta é iluminar pontos que talvez você ainda não tenha percebido, e co-construir pontes entre alguns sofrimentos, que a princípio parecem de ordem diferentes, mas muitas vezes eles tem uma raiz próxima.
O meu papel de psicoterapeuta psicodramatista é estimular sua criatividade e espontaneidade, é apostar que todo sofrimento, e dor tem um papel a ser entendido, compreendido e encarado, e para isso, muitas vezes, é necessário de uma mão, para conseguir olhar de perto os sofrimentos, e não paralisar, ter novos recursos para antigos problemas. Isso é trazer você para ser protagonista da sua vida, e confiar na travessia.